A importância das fibras na alimentação


As fibras alimentares são substâncias de origem vegetal fundamentais ao funcionamento dos intestinos. Sendo uma ótima opção para quem pretende emagrecer e cuidar da saúde.

Tipos de Fibras

As fibras alimentares podem ser divididas em dois grupos: fibras solúveis e fibras insolúveis.

As fibras insolúveis servem para dar maior consistência ao bolo alimentar. Sem esse tipo de fibra nós provavelmente não conseguiríamos digerir grande parte do que comemos.

As fibras solúveis, por apresentarem solubilidade mais alta em água e alta viscosidade, dificultam  o transito de moléculas dentro do bolo alimentar. Por esse motivo, essas fibras “capturam” açúcares simples, gorduras, entre outras substâncias, por um tempo longo e evitam que elas sejam absorvidas. Dependendo da proporção de fibra solúvel na alimentação, uma menor quantidade de açúcares e gorduras será absorvida pelo organismo, amenizando os efeitos de tais substâncias sobre o diabetes (açúcares) e tendendo a diminuir a incidência de doenças cardiovasculares (gorduras). Também podem contribuir para uma diminuição na incidência de certos tipos de câncer tais como o câncer de cólon (intestino grosso), estômago e câncer de mama.

É ainda importante ressaltar que não existe um efeito mágico sobre esses tipos de câncer, mas um efeito estatístico, ou seja, diminuição na probabilidade de adquirir tais tipos de câncer.

Evite o excesso

Como qualquer outro nutriente, em excesso as fibras causam efeitos. O consumo de grandes quantidades de fibras pode causar formação de gases e diminuição da absorção de vários micronutrientes.

Produtos Louro Verde ricos em fibras

Cereais

Grãos

Frutas Secas